As matérias desse blog são informações publicadas na internet por diversas fontes, não devendo portanto ser usadas para Auto-Diagnóstico, Auto-Tratamento ou Auto-Medicação. Para esclarecer dúvidas ou obter um possível diagnóstico, procure seu médico de confiança!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palestras na Câmara de SP esclarecem doenças raras

Especialistas levam informações e novidades sobre equipamentos, pesquisas e tratamentos 

No próximo dia 29 de setembro, às 10h30, a Câmara Municipal de São Paulo recebe a 15ª Reunião da Organização de Apoio aos Portadores de Distrofias (OAPD)
A proposta do evento é ampliar as informações sobre as distrofias musculares e doenças neuromusculares para portadores, cuidadores, profissionais da saúde e a população em geral.
 A reunião será conduzida pelo presidente da OAPD, Diego Simões Barreto, e permitirá a troca de experiência e conhecimento sobre Distrofia Muscular (DM), caracterizada por fraqueza e atrofia musculares. 
Há mais de 30 tipos da doença conhecidos e os mais comuns são: Distrofia Muscular de Becker; Distrofia Muscular do tipo Cinturas; Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral; Distrofia Muscular Miotônia ou de Steinert, e Distrofia Muscular Congênita. 

Outro assunto abordado será a Doença de Pompe, enfermidade neuromuscular rara, de causa genética e degenerativa, que apesar de tratável ainda é pouco conhecida pela classe médica. 
Pompe é facilmente confundida com outras doenças por ter como característica principal a fraqueza muscular em membros superiores e inferiores. 
Afeta, lenta e progressivamente, a capacidade para correr, subir escadas, caminhar e levantar os braços acima dos ombros. 
Um importante sintoma é a dificuldade para respirar, que poderá ser a primeira manifestação clínica em alguns pacientes. 
A doença pode ocorrer em crianças, adultos e em bebês, de forma mais severa. 

Sobre a OAPD – A Organização de Apoio aos Portadores de Distrofias (OAPD) é uma organização não governamental (ONG) formada em São Paulo, SP, por distróficos, fisioterapeutas, psicólogos e amigos que, motivados pela situação de muitos portadores da doença, decidiram mobilizar-se para lhes proporcionar maior longevidade, bem-estar e inclusão social. 

Serviços 

Data: 29/09/2012 
Horário: Das 10h30 às 14hs 
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Oscar Pedroso Horta - 1º subsolo 
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bairro: República 

Confirme sua presença pelo e-mail: cont...@oapd.org.br OAPD - Organização de Apoio aos Portadores de Distrofias

www.oapd.org.br cont...@oapd.org.br 
Siga a OAPD no Twitter: @oapd 

Curta a OAPD no Facebook: 
https://www.facebook.com/OAPD.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário